Antigamente o objetivo das empresas era somente vender para seus clientes, quais nem sempre ficavam satisfeitos. O produto era bom, mas o vendedor foi mal educado ou o vendedor era simpático, mas o produto era muito fraco. Enfim, a conta não batia.
Com muita informação a disposição do consumidor, todos nós ficamos mais exigentes tanto quanto ao atendimento quanto ao produto em si.
Acredito que por isso, hoje o termo vendedor hoje é um tanto ultrapassado e hoje temos os “Consultores de vendas”.
Os consultores são mais informados, mais modernos e sabem tudo do produto. Eles investem no relacionamento e na experiência que oferecem ao cliente no momento em que fecham a venda, pois eles orientam e solucionam os problemas de seus clientes.
Um bom consultor tem que ser dinâmico e ter conhecimentos específicos sobre o material qual oferece, ser um pouco psicólogo e n as reais necessidades do seu cliente e ser bom com as tecnologias – trocar aquele “Whats” ou “Chat via Face” se for preciso.
Lembrar é claro que ninguém gosta de ser importunado com telemarketing ou ligações insistentes para o fechamento da venda. É preciso dar espaço para o consumidor decidir pela compra.
Quando está fechando uma venda, seja de produto ou serviço é muito importante lembrar-se de que está vendendo um sonho ou realizando um desejo de alguém.
São vários detalhes qual precisará ficar atento para realizar um atendimento com maestria.
E você, qual o foco da sua empresa? Ajudar seu cliente ou vender para ele?

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  1. É muito importante abordar esse tema, pois acredito ser a chave que abre a porta para o sucesso de qualquer carreira. Quando o produto/serviço que você oferece é a solução para o problema de um público, você não só vende mais como vende melhor, ou seja, você agrega valor ao seu produto. Adorei o artigo!

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