Preparar, organizar, estruturar e controlar suas ações para determinado fim.

Poderia ser simples assim, certo? Mas na hora de colocar tudo isso em prática é um pouco mais difícil.

Uma maneira simples para entender o planejamento é pensar em uma lista de tarefas que precisa cumprir. Primeiro você define o problema ou objetivo a ser atingido; em seguida você pensa nas etapas para chegar até lá, ou seja, nas ações ou mudanças necessárias para tal; a partir daí você lista essas ações “mãos na massa”; o próximo passo é avaliar os resultados de tudo o que já foi feito e caso algo saia diferente do planejado, você elabora novas ações até tudo estar como esperado.

Isso é válido para planejamento familiar, escolar, financeiro, empresarial ou qualquer outra coisa que precise organizar.

No momento do planejamento é sempre preciso pensar nas vantagens e desvantagens de cada decisão e não ter medo de mudar tudo no meio do caminho se necessário.

Nós empreendedores precisamos estar conscientes de que o mundo muda muito rápido e que ser flexível com o que planejamos é indispensável.

Por isso defina seus objetivos, conheça seus clientes e seu mercado, coloque em prática tudo o que planejou e principalmente: coloque data para o cumprimento de cada etapa. Ter um prazo final para realizar as mudanças faz com que você e sua equipe se mexam para realizar as tarefas.

Uma parte muito importante do seu planejamento é a comunicação visual da sua empresa. Ter logomarca, uniforme e outros itens que digam ao seus clientes “Ei, este sou eu”! vai ajudar muito na hora de fechar uma venda, seja de produto ou serviço.

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *